Mariana e sua estante: O Lado Bom da Vida

Ads 468x60px

segunda-feira, 11 de março de 2013

O Lado Bom da Vida


"Acredito em finais felizes do fundo do meu coração."



Pat Peoples, ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica.  Ele acredita que ficou naquele "lugar ruim" apenas alguns meses e não se lembra do motivo que o levou para lá. Tudo o que Pat sabe é que sua mulher, Nikki, pediu que ficassem um "tempo separados".

Agora, morando novamente com os pais, Pat fica completamente viciado em exercícios físicos, pois quer a todo custo impressionar Nikki quando se reencontrarem. Além disso, tudo parece diferente quando tem que rever seus antigos amigos, conviver com sua mãe, que parece cada vez mais sensível à sua situação, e seu pai, que só conversa com Pat quando o time deles vence os jogos. Enquanto isso, precisa frequentar suas terapias e, para piorar a situação, Tiffany, uma viúva um tanto excêntrica passa a persegui-lo durante suas corridas. Tudo parece bem complicado para ele. Mas será que Pat conseguirá recuperar a memória perdida, reconquistar sua Nikki e ter o seu tão sonhado final feliz?




Se eu pudesse descrever esse livro em uma palavra, sem dúvida, seria: viciante. Assim que comecei a leitura, fiquei tão envolvida que não queria por nada largar o livro. A verdade é que nem dormir eu queria, de tão bom que estava achando essa leitura. 


"-Parece um pouco um milagre, não parece?
-Milagres acontecem no Natal, Pat. Todo mundo sabe dessa parada."


Entre todos os aspectos positivos deste livro, o que mais conseguiu me encantar foram seus personagens marcantes. Acho difícil não ler esse livro e não se sentir apegado a muitos deles. Gostei do modo como o relacionamento entre Pat e Tiffany se desenvolveu com tão poucas palavras, mas principalmente na simples sensação de correrem juntos.

"-Ela é só uma mulher estranha - respondo.
-E não são todas assim? - responde Cliff, e rimosum pouco, porque as mulheres realmente são muito difíceis de entender às vezes." 


Acabei me identificando muito com Pat, pelo fato dele enxergar a vida dele como se fosse um filme e torcer tanto por ter seu final feliz. Sou dessas que já teve que escutar muitas vezes na vida: "sua vida não é um filme (livro ou série), Mariana!". E confesso que a motivação que me faz acordar todos os dias é acreditar que um final feliz está me esperando e um dia eu vou conseguir alcançá-lo. Sou muito boba? Talvez. Enfim, pensar um pouco como Pat, me fez gostar ainda mais desse livro.

"Então, estou achando que essa é a parte do meu filme em que parece que nada vai dar certo. Preciso lembrar a mim mesmo que todos os personagens de filmes passam por um tipo de período obscuro como esse antes de encontrarem um final feliz."

O Lado Bom da Vida é muito bem escrito e achei fantástica a narrativa em primeira pessoa sob a visão de Pat, que uma pessoa que claramente possui problemas psicológicos. Foi interessante demais saber como ele se sentia a respeito da situação pela qual estava passando e ver como ele realmente buscava acreditar com todas as suas forças que ele e Nikki, sua ex-mulher, estavam apenas passando um tempo separados.

Fiquei muito feliz por ainda não ter assistido o filme ao ler esse livro (pretendo ver em breve), pois tenho certeza que não teria sentido as mesmas sensações que tive com essa leitura que se mostrou tão prazerosa. Recomendo que você também leia e viva essa doce e encantadora loucura.



Autor: Matthew Quick
Titulo: O Lado Bom da Vida
Título original: The Siver Linings Playbook
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Número de páginas: 254
Classificação da Mari: 5 estrelas



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Translate

Estatísticas